UM CASAL E UM SONHO
Junto com a química inexplicável do primeiro encontro aflorou o desejo de mudança: de São Paulo, onde a médica e o engenheiro tinham inúmeras atividades e a vida profissional de ambos ia de “vento em popa”, para viver numa fazenda. Do sonho à realidade foi um pulo no ar. Desde então, dos idos de 1989, a cada dia é mais um passo nessa longa caminhada. Passamos por várias atividades até chegar ao café – cultura que exige técnica, conhecimento, dedicação e persistência quase absolutas. Entretanto, como tantas outras coisas que muito exigem e também fascinam, com o café não foi diferente. Não seguimos tradição familiar, não tínhamos um lugar pré determinado, enfim, saímos do apartamento e da fervilhante SP para a aparente calma da vida no campo. Diante da beleza das montanhas e da vastidão dos vales plantamos nossa nova vida na pequena Ingaí, ao Sul de MG. Adotamos e fomos adotados por essa gente amiga e hospitaleira daqui.
Hoje, após quase 30 anos de aprendizado, muitas vezes à duras penas, de mudança total de nossos antigos paradigmas e de uma rica e diversificada experiência, podemos dizer que valeu a pena. E como! Temos conosco que a vida na fazenda, sua diversidade e a convivência com a equipe de colaboradores que residem aqui ou nas proximidades, nos coloca numa verdadeira transformação social. As desigualdades são menores, as condições de trabalho e as necessidades básicas são atendidas de forma digna e o resultado é uma vida boa, como cantam as modas de viola!
Em meio a uma região serrana ao Sul de Minas Gerais, com altitude superior a 1000 m, as margens da Estrada Real, situa-se a Fazenda Três Porteiras – localizada no pequeno e tranquilo município de Ingaí. Chegamos à região em 1989 e a partir de 2004 iniciamos o cultivo do café Arábica, nas variedades Catuaí Vermelho 99 e 144 e Catucaí Amarelo. Pouco a pouco, fomos direcionando o cultivo para uma forma de manejo ecologicamente integrado e sustentável. Adotamos práticas de preservação do meio ambiente, cuidando das águas, do solo, das matas e das pessoas que conosco trabalham. Nossas lavouras de café recebem cuidados nutricionais rigorosos, o que vem a proporcionar frutos de ótima qualidade, agregando aspecto saudável e sabor inigualável. Após a colheita cuidamos para que a secagem seja o mais uniforme e precisa possível.
Produzir com responsabilidade e sustentabilidade, proporcionando ao consumidor final um produto de qualidade.
Ser reconhecida com excelência na produção de café especial.
Qualidade, excelência, sustentabilidade, saúde e segurança.
A cultura do café é uma atividade que envolve uma cadeia extensa de pessoas e recursos nas suas várias etapas. Com isso cumpre o papel social da integração homem/máquina.
Cafeicultores de médio porte que somos, participamos diretamente dos trabalhos da equipe, seja na liderança, planejamento ou mesmo colocando “a mão na massa”.
Buscando a melhoria contínua promovemos capacitações frequentes da equipe através de nossos parceiros no campo:
Participamos de cursos, atualizações, dias de campo e feiras onde reciclamos conhecimentos e contatos.
Atuamos de forma sistêmica na produção de café através das certificações:
São certificações que preconizam as boas práticas agrícolas tais como:
Temos também momentos especiais de confraternização envolvendo as famílias dos colaboradores, como nossa Festa da Colheita e o Natal Solidário na Fazenda.